quarta-feira, 2 de março de 2011

“Não basta educar os filhos... é preciso disciplinar também os pais.”


Pode parecer audácia minha querer falar de um assunto tão profundo e que exige certo grau de intelectualidade, mas baseada em minha vivência como professora e nos últimos 4 anos como mãe conclui que a educação não tem surtido satisfatórios efeitos por que NÓS os pais estamos agindo como perfeitos entraves para essa realização.
Quero falar como professora e descrever aqui a proporção da interferência negativa dos pais no processo de ensino e aprendizagem escolar, fato que tem boicotado (anulado) os resultados de meu trabalho.
Sempre que vou dar visto nos livros e cadernos (fato em que sou muito rígida) escuto as mais diversas desculpas, isto ocorre por que aquele que não cumprir com suas obrigações leva para casa uma notificação informando aos pais o seu comportamento, porém nos últimos tempos tenho percebido que estas desculpas não tem se limitado somente aos alunos, elas estão partido deliberadamente daqueles que deveriam colaborar com o processo de construção dos conceitos de responsabilidades em seus filhos. São as mais diversas desculpas, dentre elas as que mais me assombram são;...”ah! ele(a) tirou tal nota porque ele(a) não gosta de sua matéria”, ...”não fez tal lição por culpa MINHA”.
Levando em conta que leciono para crianças em idade mínima entre 11 a 14 anos, não acredito que essas crianças necessitem desse errôneo protecionismo, fato que as fazem sentirem-se liberadas de suas responsabilidades devido a atitude que seus pais assumem ao justificar as falhas cometidas por estes filhos.
Dentre os mais variados comportamentos paternos em “favor” de seus filhos, esta o que certa parcela de pais insiste em repetir todos os anos, ao determinarem que após o pagamento de um determinado curso já estarão garantindo no ato do depósito a aprovação de seus filhos, fato que acaba por inserir de forma errônea na mente de seus herdeiros o conceito de que o dinheiro é algo para se comprar tudo e que valores são supérfluos. Conclusão, depois que estas crianças contemplam tais atitudes e as assimilam fica muito difícil ensinar as mesmas conceitos de limite, responsabilidade, honestidade e comprometimento. É claro que isto não ocorre a todos, mas como sempre gosto de repetir em sala, minha função não é cuidar deste ou daquele por que se encaixam no programa e sim elaborar meios de conduzir todos juntos rumo ao alvo, eis ai o problema, porque ao empreender tal tarefa me esbarro nestes empecilhos, que não chegam a destruir meus esforços, mas contribuem e muito para que eles se tornem exaustivos.
Após tal reflexão conclui que a educação é algo fortemente integrado, ou seja, uma ação conjunta de pais junto a professores e vice e versa, e que se parte dessa corrente não apresentar a disciplina compatível a ela o resultado ficará vulnerável a toda e qualquer interferência externa que vai terminar por engolir todo o esforço aplicado.

Deixe ai também sua opinião.
Beijos Mara Vicente
.

Um comentário:

  1. Comentário escrito pela amiga Eliane Ribeiro,
    deixado no meu orkut.

    Eliane: Eu li...
    Meu comentário é: Tenho só que aplaudi-la, e lamentar juntamente com vc dessa triste realidade que encaramos...
    bjos

    ResponderExcluir