terça-feira, 8 de março de 2011

(Copiado X Colado) A dificuldade dos pais em impor limites colabora para formação de jovens egocêntricos


JULIANA BUBLITZ juliana.bublitz@zerohora.com.br

Quem tem filho, sabe: dizer não a crianças e adolescentes virou um desafio em diferentes sentidos. Se num passado não muito distante as decisões paternas eram inquestionáveis e tinham amparo na palmatória, hoje os pais do século 21 vivem dias incertos. A dificuldade de impor limites é tanta que em países como Estados Unidos já se alerta para os riscos de um futuro minado por jovens incapazes, acostumados desde a mais tenra idade a ter o ego inflado e todos os caprichos atendidos.

Ao tratar do assunto no The Huffington Post, o escritor, articulista e ensaísta Rob Asghar, da Universidade do Sul da Califórnia, desencadeou a polêmica. Preocupado com a forma como os norte-americanos estão educando os filhos, Asghar identificou o surgimento do que chamou de Geração N - ou Narcisista. Uma linhagem marcada pela total falta de limites e por um senso de merecimento fora do comum. Quase doentio.

Por trás do fenômeno, concluiu Asghar, estariam pais angustiados.

O trabalho em excesso e a correria do dia a dia teriam assumido a forma de culpa. O medo de perder o amor dos filhos acabaria levando muitos casais a cederem aos caprichos infanto-juvenis sem ponderações. O resultado disso, na avaliação do escritor, já pode ser detectado nas ruas dos Estados Unidos: estaria visível na conduta de jovens que se sentem no direito de tudo, sem trabalhar duro por nada.

Por essas e por outras conclusões, o artigo acabou pautando discussões acaloradas em foros virtuais e na mídia.

No Brasil, não é diferente. Afinal, diante da falência dos velhos modelos, qual é o melhor caminho para educar um filho? A resposta, segundo especialistas, não é tão simples quanto as conclusões de Asghar parecem indicar.

Para o psiquiatra gaúcho José Outeiral, especialista no atendimento a crianças e adolescentes, as especulações do escritor são "banais" e "boas para vender livro". Avesso a generalizações, Outeiral argumenta que pais que dão tudo aos filhos nem sempre estão errados e que há condutas muito mais preocupantes.

– A depressão e a tendência antissocial não se devem a mimos em excesso na infância, mas a dificuldades de se estabelecer vínculos consistentes entre pais e filhos. O problema maior está no abandono – ressalta o especialista.

Sarah, quatro anos, filha da chefe de cartório Aline Paim de Campos Carvalho, 35 anos, e do empresário Clênio Carvalho, 50 anos, desconhece o alerta feito por Outeiral. Desde que nasceu, a menina é o centro das atenções dos pais, que não poupam carinho e amor. Nem presentes.

"A geração de pais que se deixa manipular pelos filhos precisa alertá-los de que a vida envolve provas, desafios, desapontamentos e competição, e não uma sucessão de festas de aniversário."

"Converse com qualquer empregador de jovens e ele lhe dirá: "Os jovens de hoje não sabem como conquistar qualquer coisa. Eles esperam que tudo seja entregue a eles." Sim, eles se sentem no direito. Nós, doutores Frankstein, não imaginamos que isso fosse acontecer."


Por ter achado interessante o tema, resolvi publicar aqui.
Beijos Mara.

4 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria, criar filhos é um desafio enorme, pois estamos criando futuros homens e mulheres e isso é muito sério. Criança tem que ter amor e carinho sim, mas responsabilidades e limites também!!
    feliz dia das mulheres!!!!
    Beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Começo por agradecer a sua visita, Mara.

    Gostei do texto que apresentou, sobretudo o tema é demasiado interessante para quem é educando ou pai e mãe dos jovens da actualidade.

    Graças a Deus, já passei essa fase com as minhas filhas ( hoje, adultas), mas, tenho um netinho que terá que ser educado com amor e ao mesmo tempo com discplina, para se tornar no futuro homem do amanhã.

    Beijos.
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, amiga!
    Ta show! Continue assim!
    Sou sua fã!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Mara, obrigada peloi carinho, gostei do seu blog tb.

    Para adquirir o soro, basta ir na loja que fica no bairro do Morumbi, SP, da uma ligadinha lá....

    Fone: (11) 3758-8028

    bjs

    www.blogdachufi.com

    ResponderExcluir